top of page

Aprovado projeto de denominação do Centro de Educação Digital

vereadorthiagoribe8

09 de fevereiro de 2024


Unidade do bairro Água Branca II será denominada de Professor Dr. Paulo Nogueira de Camargo


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em primeira discussão, nesta quinta-feira (8), na 3ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 171/2023, que prevê a denominação do Centro de Educação Digital do Conjunto Habitacional Água Branca II de Professor Dr. Paulo Nogueira de Camargo. A propositura é de autoria do vereador Thiago Ribeiro (Podemos).


O Centro de Educação Digital está localizado na rua Elias Rosenthal, 568. Segundo o parlamentar, o objetivo é o de reconhecer a trajetória do agrônomo, professor, escritor e comentarista brasileiro Paulo Nogueira de Camargo, nascido em 16 de dezembro de 1914 e falecido em 6 de outubro de 1999.


Durante a reunião ordinária, Thiago Ribeiro ocupou a tribuna da Câmara para agradecer a presença dos familiares de Camargo e também apresentar o seu currículo.


Quem foi o Professor Dr. Paulo Nogueira de Camargo:


Paulo Nogueira de Camargo foi um agrônomo, professor, escritor e comentarista brasileiro. Nasceu no dia 16 de dezembro de 1914, na Fazenda Bela Vista, onde passou a maior parte de sua infância. Aos 18 anos, participou da Revolução de 1932, lutando contra o governo de Getúlio Vargas.

 

Formou-se em Agronomia na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), em Piracicaba, onde, primeiramente se tornou professor assistente e logo depis, Professor Doutor e orientou vários pós-graduandos e doutorandos.

 

Além de sua atuação acadêmica, Paulo Nogueira de Camargo também se destacou como cronista e comentarista. Escreveu artigos semanais para o Jornal da Tribuna, sob o título “Fatias da Vida”, nas décadas de 1960, 70 e 80. Também colaborou com o Jornal de Piracicaba, usando o pseudônimo de “Valdemar Mello”. Foi membro e patrono titular do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e da Academia Piracicabana de Letras, onde foi também sócio fundador.

 

Paulo Nogueira de Camargo publicou diversas obras sobre agronomia, sendo pioneiro nos estudos sobre enxofre nos solos e culturas. Entre seus livros, destacam-se “Princípios de Nutrição Foliar”, “Herbicidas Orgânicos” e “Manual de Adubação Foliar”. Recebendo várias homenagens de seus alunos e colegas.

 

Casou-se com Clélia de Marinis Nogueira de Camargo em 2 de setembro de 1944, no Município de Jaú, e teve três filhos, Dalila Regina de Marinis Nogueira de Camargo, Paulo Nogueira de Camargo Filho e Ana Cristina de Marinis Nogueira de Camargo. Teve também cinco netos: Tatiana, Aline, Tayan, Marcos e Yasmin, além de 3 bisnetos, Tomaz, Liz e Pietro (in memoriam).


Texto: Assessoria Parlamentar

Foto: Acervo da Família


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page